Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Planos de saúde não podem negar a cobertura com base em clausulas contratuais que restringem o período de internação psiquiátrica

Publicado por Geovanna S. Dias
há 6 anos

Todos os transtornos mentais listados na CID (Classificação Internacional de Doenças), até mesmo os relacionados à intoxicação e abstinência causadas por substâncias químicas, têm sua cobertura pelas operadoras de planos de saúde garantidas por lei.

Ocorre que, muitas vezes o paciente se depara com a limitação do plano de saúde em custear as internações psiquiátricas. Entretanto qualquer clausula contratual indicando limitações em tratamentos psiquiátricos que infringir a lei, é considerado como ilegal por atentar contra o principio da dignidade da pessoa humana.

Neste sentido é a Sumula 302: É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado.

Além da cobertura de consultas psiquiátricas ilimitadas, a legislação prevê também coberturas em número ilimitado em atendimentos psicológicos, exames laboratoriais diagnósticos, e hospital-dia, além de lesões resultantes de tentativas de suicídio e emergências de qualquer transtorno mental.

Sendo assim, obtendo expressa indicação médica e tendo o plano de saúde limitado abusivamente o tratamento, é possível mover uma ação judicial com pedido de tutela antecipada (liminar) pleiteando a cobertura e assegurando o direito do beneficiário.

  • Publicações3
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-de-saude-nao-podem-negar-a-cobertura-com-base-em-clausulas-contratuais-que-restringem-o-periodo-de-internacao-psiquiatrica/531076658

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)